20 de out. de 2010

Calatonia - relaxamento profundo com toques sutis nos pés

CALATONIA - RELAXAMENTO PROFUNDO COM TOQUES SUTIS NOS PÉS


CalatoniaFoto/Instituto Brasieiro de Naturologia
Se usado com sabedoria, o simples toque das mãos é capaz de atuar de forma terapêutica, como acontece na Calatonia. Essa técnica de relaxamento profundo foi trazida ao Brasil pelo médico húngaro Pethó Sándor, no início da década de 50, mas foi desenvolvida durante a Segunda Guerra em soldados que sentiam fortes dores por causa dos ferimentos.
A naturóloga Rosana Batestusso é uma das profissionais de saúde que utiliza o método relaxamento profundo. “Psicólogos, terapeutas ou fisioterapeutas com a formação em Calatonia são os mais indicados para realizá-lo”, alerta.
O segredo da terapia é o uso de toques sutis que estimulam nove pontos onde há maior concentração de receptores nervosos ou circulatórios. São pontos próximos aos meridianos, da medicina chinesa, ou mesmo da ayurvédica.
Calatonia
Foto/Instituto Brasieiro de Naturologia
“Quando há um estado de estresse, por exemplo, ocorre uma cascata de eventos bioquímicos e biológicos que alteram o organismo, a Calatonia tem a função de reorganizar o corpo por meio de toques simples, esses têm alto potencial da sensibilidade cutânea. O profissional escolhe os pontos conforme o histórico de cada paciente e sua evolução durante a terapia”, explica a naturóloga.
Calatonia
Foto/Instituto Brasieiro de Naturologia
Os pontos se concentram na região dos pés, em cada um dos artelhos (dedos dos pés), em dois pontos da sola dos pés, calcanhares, tornozelos além de mais um toque no início da barriga das pernas. “Há também o décimo, aplicado na nuca, mas é difícil usá-lo”. São feitos nessa área por uma simples razão. Conforme a naturóloga, muitas pessoas têm resistência ao toque, o que não acontece com os pés. Os pacientes podem ficar vestidos e se sentirem mais a vontade.
Calatonia
Foto/Instituto Brasieiro de Naturologia
Rosana conta que usou a terapia depois que seu marido sofreu um infarto e ficou internado na UTI. Por não usar algum óleo essencial, ou interferir no tratamento, ela aplicava a terapia dentro da unidade e percebia que o método pontencializava o efeito do remédio, dessa forma, o seu marido não sentia dores e finalmente conseguia dormir.
“Ela traz benefícios à medicina convencional e pode ser usada em casos de ataque cardíaco, estresse, artrite, artose, e problemas emocionais, entre eles, pânico, depressão, além de crises de ansiedade”, ressalta.